Empreendedorismo feminino: como organizar as finanças

Empreendedorismo feminino: Como você pode organizar as finanças da sua empresa e parar de correr riscos

Empreender é, sempre foi e sempre será uma missão árdua e difícil. Isso se dá ao fato de que empreender é arcar com riscos e responsabilidades. Por outro lado, é justamente esse risco e responsabilidade que fazem com que os resultados de um empreendedor seja por vezes superior ao resultado que simples profissionais desenvolvem ao longo do tempo.

Encarregar-se de cuidar de uma estrutura de trabalho que conta com funcionários exige uma dedicação e atenção especial à área das finanças. Afinal, não existe negócio que sobreviva debaixo de uma gestão ruim e desequilibrada.

É preciso se preocupar antes de produzir, em manter as contas em dia. Cuidado este que, infelizmente, pouquíssimas empresárias tem.

Entretanto, manter as contas em dia parece ter sido um problema para a maior parte dos empreendedores no Brasil. Durante o período da pandemia, mais de 5 milhões de empresas se endividaram e se encontram hoje inadimplentes no Serasa.

Por isso, separamos dicas que vão ajudar você, mulher, a ter uma vida financeira mais saudável dentro da sua empresa.

 

7 dicas de como manter organizar as finanças no empreendedorismo feminino

 

  • Exercite a disciplina

Um dos principais pilares para toda empreendedora que decide ter sucesso é exercitar a disciplina. É comprometer-se em buscar determinado avanço e direcionar os esforços e energia da empresa para fazer com que as metas estipuladas para o negócio sejam alcançadas. 

Ou seja, comprometa-se com a melhoria da sua gestão financeira, e aos poucos, o conhecimento adquirido e as regras seguidas, farão com que sua empresa comece a ter os prazos e datas de todas as suas demandas como prioridade. 

 

  • Separe as contas pessoais das empresariais

Esse é um detalhe que pode resolver a vida de pelo menos 50% das empresárias brasileiras. Entenda, a realidade da sua empresa não tem nada a ver com a realidade do que acontece na sua casa! 

E não ter profissionalismo para diferenciar os rendimentos da sua empresa com as contas da sua casa, é o que provavelmente fará o seu negócio desmoronar.

Quando os faturamentos do seu negócio se misturam com suas contas pessoais, o descontrole tende a tomar conta dos seus cálculos e quando você se der conta, o rombo que você mesma deixou no seu negócio virá à tona. 

 

  • Conheça bem os prazos

Você não vai querer pagar mais caro em contas que poderia ter economizado simplesmente por se atentar aos prazos e descontos oferecidos pelos seus fornecedores. Entenda, descontos também significam dinheiro no bolso. 

Por isso, se esforce para ter sempre os prazos cumpridos e aproveitar o máximo de descontos possíveis oferecidos à sua empresa. Ao fazer isso, você poderá utilizar o valor poupado para, inclusive, investir em outros setores da sua empresa.

 

  • Defina um orçamento anual

Existe uma frase muito legal que diz: 

“Quem não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve.” 

– Alice no País das Maravilhas

Essa frase se aplica facilmente ao seu negócio. Não definir um teto de gastos, fará com que você gaste sem consciência e inteligência. E esse é sem dúvidas um passo muito sério que você pode estar dando em direção a ruína do seu negócio. 

Acredite, você não vai querer que sua ficha caia tarde demais. Por isso, antecipe-se. Defina um teto de gastos.

 

  • Faça uma gestão adequada dos fornecedores

Talvez esse seja um dos pontos que menos parece influenciar a gestão financeira da sua empresa. Mas preciso alertar você de que não cuidar da sua lista de fornecedores e ter tudo isso organizado, pode fazer com que você tenha muita energia gasta nessa área, perdendo forças para cuidar das suas finanças com qualidade. 

Ter uma lista de fornecedores bem definida e detalhada, com detalhes de todos os produtos que você necessita já precificados ajudará você a ter mais tempo e consciência para cuidar de suas finanças.

 

  • Negocie boas condições de pagamento.

Mais importante do que fazer uma boa gestão das finanças da sua empresa, é aprender a fazer bons negócios. 

Entenda, não estou falando sobre pechinchar além da conta e adquirir produtos e serviços de má qualidade. Estou falando de estreitar o seu relacionamento com seus fornecedores e clientes para que possa sempre encontrar os melhores e mais rentáveis negócios para sua empresa.

 

  • Controle bem o estoque e as movimentações financeiras.

Nunca deixe de supervisionar e ter planilhado as movimentações financeiras do seu negócio e os estoques (caso você trabalhe com um). Na correria do dia a dia, você precisará de informações precisas para tomar decisões importantes. 

E não ter essas informações em mãos pode atrasar ou até mesmo influenciar negativamente seus resultados. Uma decisão mal calculada pode arruinar o mês da sua empresa.

O que mais você acredita que precisa ser colocado em prática na sua empresa?

Recentemente, postei um vídeo no meu canal do Youtube para mostrar 5 passos que podem salvar o seu negócio de fechar as portas, aperte no link abaixo e confira:

Assuntos Relacionados