A profissão de cabelereira mesmo sendo a mais antiga do setor de beleza nunca saiu de cena e continua sendo cada vez mais procurada. O que antes se resumia em corte, escova e penteado hoje engloba uma variedade de técnicas inovadoras.

Mesmo com tanta procura, existem profissionais do setor que reclamam do baixo rendimento, ou de muitas vezes ter muito trabalho para pouco retorno.

Trabalhar com cabelos é uma profissão que requer muita responsabilidade, pois um simples erro pode gerar um dano enorme para cliente, podendo ir desde um penteado para um evento que não dá certo até uma química que pode danificar totalmente o cabelo da cliente. Por isso, antes de oferecer qualquer novo serviço, esteja seguro de que realmente sabe como realizar determinada técnica. Não se canse de se aperfeiçoar e esteja sempre estudando para crescer e oferecer sempre o melhor.

Porém, mesmo se você for uma profissional super capacitada e não estiver recebendo o retorno que esperava você precisa entender que está é uma profissão empreendedora. Você precisa administrar seu negócio.

Você terá que fazer um exame profundo sobre como aborda seu trabalho. Você é um profissional de carreira, trabalhando ativamente na construção de seu negócio? Ou você está entrando em seu “trabalho” todos os dias e apenas atendendo a demanda?

Confira algumas dicas para crescer na profissão e faturar aquilo que espera ou muito mais.

Leve a mídia social a sério

Obviamente, você deve usar o Instagram para se promover. Se ainda não o fez, deve começar agora, porque está se tornando a única maneira de expandir os negócios com eficiência.

Tenha sempre em mente que seus perfis de mídia social são um reflexo de você. Se você estiver compartilhando suas contas pessoais de mídia social com sua vida profissional, certifique-se de mantê-la elegante. Se suas postagens sociais não são todas de classe profissional, crie outras separadas para sua vida profissional e limite a visibilidade pública (configurações de segurança) em suas contas pessoais.

Em seguida, você precisa colocar ativamente o seu trabalho lá fora. Isso significa tirar fotos antes e depois de quase todos os serviços que você realiza. Escolha os holofotes e exiba-os para o mundo ver. Tenha uma boa iluminação, encontre um fundo decente e use a melhor câmera que puder.

Embora seja possível que você conquiste novos clientes diretamente dessa maneira, o objetivo é fornecer um portfólio digital fácil de seus melhores trabalhos para clientes em potencial que estão verificando você.

Vista-se para o sucesso

Vista-se para o trabalho que você deseja, não para o trabalho que você tem. Sabemos que o ditado é clichê, mas isso é tão verdadeiro na profissão de cabelereiro quanto em qualquer outro lugar. Você quer ser um cabeleireiro conceituado? Vá para o trabalho vestido e arrumado como se já fosse um.

Isso significa levar a sério a sua aparência e se projetar como o profissional que você é. Parte disso será a roupa que você escolher. Parte disso será como você manterá seu cabelo, sua maquiagem, etc. Não digo que você precisa estar vestida e arrumada para uma festa, mas vestida adequadamente para passar a melhor impressão para seus clientes.

Um investimento no seu “uniforme” de trabalho é um investimento em você e no seu negócio.

Conheça seus números

É muito importante você ter claro algumas métricas do seu trabalho como, por exemplo, saber quanto ganha em cada serviço oferecido. Quanto gasta o seu cliente médio cada vez que se senta na sua cadeira?

Não é simplesmente saber o valor que você cobra, mas quanto você lucra calculando o tempo que leva o serviço, os produtos gastos, aluguel da sala e tudo mais.

No mínimo, você precisa saber quantos clientes você tem, quanto eles gastam cada vez que entram e quantas vezes por ano você espera vê-los. É importante saber com que frequência o seu cliente médio vem ver você? Qual seu número de clientes?

Para isso você pode criar uma tabela com informações dos seus clientes atuais + novos clientes e clientes perdidos.

Outra questão para ser avaliada é se você recebe uma comissão, qual é a sua porcentagem? Se você divide uma sala, que porcentagem de sua receita resta depois de pagar o aluguel, os produtos e as outras despesas?

Além dos números, calcule o seu tempo

Saiba quanto tempo você leva para fazer tudo o que você faz para que possa agendar suas clientes de forma organizada sem sacrificar a qualidade do serviço prestado.

Fazer isso bem, sem sacrificar a força do relacionamento com o cliente ou a qualidade do seu trabalho, é saber exatamente quanto tempo VOCÊ leva para fazer tudo o que faz. Calcule o tempo real que você leva, não adivinhe.

Quanto tempo seus cortes de cabelo demoram? Quanto tempo leva uma escova? Quanto tempo demora para fazer luzes ou aplicar uma química?

Fazer um cabelo bonito leva tempo, mas sabendo calcular bem cada serviço você acaba evitando perder grande parte de tempo que é ocioso. Afinal, muito do tempo gasto com os clientes do seu salão é ocioso.

A maioria de seus clientes regulares virá atrás de serviços que levam tempo, mas normalmente é muito tempo ocioso à espera, como por exemplo, esperar o cabelo secar ou esperar um cabelo descolorir.

À medida que seu nível de experiência aumenta, você fica em uma posição para trabalhar facilmente com mais de um cliente ao mesmo tempo. Em estágios posteriores de sua carreira, especialmente com a ajuda de um assistente, não há razão para você não poder trabalhar com vários clientes ao mesmo tempo.

Você precisa encontrar o equilíbrio que ainda permite manter os relacionamentos pessoais que fazem seus clientes voltarem, mas cabelereiros que ganham mais estão trabalhando regularmente com vários clientes ao mesmo tempo.

Não adianta ter muitos clientes, tenha clientes fiéis

Às vezes os profissionais acham que quanto maior o número de cliente, maior os rendimentos. Querer atender todo mundo vai te deixar desgastado e por vezes não ajudará que você entregue um trabalho com qualidade.

De nada adianta ter vários clientes em um único dia que não voltarão nos próximos meses. Por isso, tente formar uma clientela fiel, que vão permanecer sempre com você.

A grande maioria dos novos clientes que você obtém deve se tornar clientes nos próximos anos. Pense em seu próprio cabeleireiro. Depois de encontrar alguém de quem você gosta e confia você não fica pulando de um lugar para outro tentando encontrar alguém melhor.

Para conseguir esses clientes fiéis é interessante desenvolver um programa de fidelidade do cliente e recompensar clientes recorrentes. Por exemplo, se um cliente adquire cinco serviços, ele pode ter o sexto por um preço com desconto.

Ou tente um programa de assinante. Funciona assim: os clientes pagam uma taxa mensal para ter acesso a um número específico de serviços oferecidos com desconto. Isso ajudará a reter clientes fiéis e manter um fluxo constante de receita.

Tenha um método para armazenar informações do cliente

Quando você tem muitos clientes, há absolutamente ZERO chance de se lembrar de todos os detalhes que tornam esses relacionamentos significativos.

Reserve 2 minutos após cada cliente para fazer algumas anotações sobre o que você falou. Aquilo que eles querem com seus cabelos, aniversários, nomes de crianças, onde a pessoa trabalha, locais que frequenta, seja o que for que você fale, tenha um método para lembrar esses detalhes na próxima vez que o cliente vier.

Use tecnologia, use um caderno, use o que for necessário, mas certifique-se de ter um processo real em funcionamento e que seja organizado, para quando um cliente agendar um horário, você já tenha as informações necessárias para melhor atende-lo.

Aumente seus preços sem medo de perder clientes

Esta é uma linha que todo empresário precisa seguir. Qual é a linha entre receber o que você vale e não alienar a base de clientes que você trabalhou tão duro para construir.

Você precisa ter em mente que aquele valor que você ganhou no ano passado vale de 2 a 4% menos do que antes. Isso significa que, se você não estiver aumentando seus preços regularmente, estará retrocedendo. Porém, mais do que isso, todos os anos você ganhou experiência arduamente conquistada e a experiência gera compensação.

Não estamos recomendando que você engane seus clientes, mas saiba que eles provavelmente receberam um aumento este ano para acompanhar o custo de vida e aumentos baseados no mérito conforme suas carreiras progrediram. Você não está errado em pedir o mesmo.

Uma tabela de preços bem projetada ajudará a comunicar sua nova estrutura de preços e dará credibilidade ao seu salão.

Não se acomode profissionalmente

Você pode se sentir confortável em seu salão atual, mas se não estiver recebendo o que vale ou não tiver um caminho claro para os seus objetivos, é hora de uma conversa franca.

O seu nível de conforto com seus clientes permite que você justifique vir ao trabalho um pouco menos organizado porque, “Eh… eles me conhecem”?

Você está negligenciando a mídia social porque está confortável com o que ganhou no ano passado?

Resumindo, alcançar a melhor reputação significa permanecer com fome. Quando você se sentir confortável demais, sua carreira irá estagnar.

Esteja sempre em busca de melhor aperfeiçoamento, tanto profissional quanto pessoal, afinal, você lida diretamente com pessoas e precisa estar preparada para atender da melhor maneira todos os públicos juntamente com os problemas que chegam até você.

Deixe seu comentário!